top of page

Afinal, o que é Governança?

Atualizado: 8 de mai. de 2020

Por Wanderlei Passarella - Diretor Executivo na Synchron & Celint

Artigo | Afinal, o que é Governança?

"Como se estrutura o Conselho"

Há muitos mitos sobre Governança – e mal entendidos.

Na visão que ainda se encontra entre profissionais de diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho, há uma falácia principal:

O que é Governança?

  • Governança é só mais uma camada da hierarquia.

  • Isso não é expresso tal qual aqui, tão enfaticamente. Mas, nas entrelinhas percebemos que esta visão ainda permanece.

Porém, tal forma de ver a Governança é errônea e deixa de ressaltar o seu papel mais relevante – “Dirigir e Controlar as Empresas”, e não “dirigir e controlar os profissionais”.

1) Em primeiro lugar, a relação no Board não é hierárquica, é holarquica. Enquanto a empresa, em suas operações, tem uma base em estruturas de reportes individuais, no Conselho há uma mesa redonda, onde “confronto x consenso” é o modus operandi.

2) Em segundo lugar, a relação do Conselho com a Empresa se dá por meio do CEO.

3) Em terceiro lugar, o “Chairman” (Presidente do Conselho) não é o “chefe” dos Conselheiros e nem do CEO. Ele coordena os trabalhos de uma Junta, mas quem admite e demite esses Conselheiros são os Acionistas ou um Comitê de Nomeação.

4) Por último, o CEO não se reporta ao Chairman, mas à Junta do Conselho, ou à chamada Mesa Diretora. O diagrama que melhor representa a relação da Governança com as outras funções da empresa é este:

Fonte: PFC – Programa de Formação de Conselheiros da Synchron Participações em parceria com o Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais (CELINT).

O Conselho (como órgão principal da Governança) é o guardião da relação da Empresa com os Stakeholders.

O fenômeno da Governança, assim como a entendemos atualmente é recente no mundo e muito mais no Brasil, tendo pouco mais de 30 anos neste conceito que apresentamos aqui.

Nós, da Synchron Participações, do CELINT (Centro de estudos em Liderança e Governança Integrais) e da BRA Certificadora somos um dos grupos que estão trabalhando para que a Governança Corporativa seja compreendida e praticada largamente no Brasil, pelos diversos tipos de empresas.

Nossos programas estão escalonados para que, em conjunto com outros já oferecidos no mercado brasileiro, possamos abranger de forma integral os diversos estágios de desenvolvimento do Conselheiro para as diferentes características das empresas, como no diagrama abaixo, que segue num crescente de dedicação e de complexidade.

Conheça mais profundamente esses programas. Alguns são muito focados e práticos, outros são mais extensos e propiciam certificações. Fale conosco!

Ligação e WhatsApp: (21) 9 9707 5177

e-mail: contato@synchron.net.br

4.833 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page