Sincronize-se

 

Mantenha contato com a Synchron pelo

LinkedIn Synchron

Av. Almirante Barroso, 6 - Sala 1208

Centro - Rio de Janeiro, RJ 20031-000

+55 (21) 9 9707 5177

contato@synchron.net.br

Synchron Participações © - 2016

PFC

PROGRAMA PARA FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS

Para você que atua ou deseja atuar como Conselheiro de Empresas

1

O único programa que identifica o mercado nacional para Conselheiros e mostra como buscar oportunidades de atuação.

2

Altamente customizado e alinhado às necessidades individuais.

3

Focado em permitir o autodesenvolvimento de cada participante nos atributos mais importantes para formar ótimos Conselheiros.

Proporcionar aos participantes uma visão de conjunto sobre o mercado de Conselheiros Administrativos e Consultivos no Brasil, ajudar em como elaborar um plano pessoal de desenvolvimento para se habilitar a atuar de forma eficaz nesse mercado e, também, como encontrar oportunidades para tal.

OBJETIVO

A metodologia utilizada permite a participação e interação de todos, além de propiciar informações valiosas para estimular o “insight” para os diversos caminhos individuais a serem trilhados na consecução do autodesenvolvimento dos futuros Conselheiros. Um acompanhamento individual customizado complementa a proposta pra trazer solidez às decisões individuais:

  • Material para leitura prévia; 

  • Workshop de 8 horas (1 dia);

  • Depoimento e debate com Executivo convidado;

  • Sessão individual de mentoria.

METODOLOGIA

Consulte-nos pelo e-mail contato@synchron.net.br ou pelo número (21) 9 9707 5177 - Aline Alvissus

INVESTIMENTO

As grandes Escolas de Negócios preparam executivos para atuarem em Governança Corporativa, mas as empresas abertas em bolsa, foco dos cursos dessas Escolas de Negócios, ainda são um “clube fechado” para a atuação da maioria dos profissionais. Por outro lado, um enorme mercado desponta no horizonte, nas empresas de capital fechado e, na maioria, familiares. Nosso programa visa criar nos participantes as condições de elaborarem um plano de desenvolvimento profissional para atuarem  nesse mercado emergente, assim como nos mercados tradicionais de Conselheiros.

DESAFIO

​Engenheiro, Economista e Mestre em Administração de Empresas pela USP, Wanderlei Passarella tem mais de trinta anos de carreira profissional em funções de liderança. Conselheiro certificado experiente pelo IBGC (CCIe), atua há mais de 20 anos em Conselhos de Administração e Consultivos, além de exercer a função de Presidente em grandes corporações de capital aberto. Fundou a Synchron Participações para auxiliar executivos e organizações nos processos de Governança Corporativa, Assessoria Individual à Executivos, Desenvolvimento de Lideranças, Processos de Sucessão e Melhoria de Efetividade de Equipes. 

PALESTRANTE E MENTOR

PROGRAMAÇÃO

1. Leitura prévia: será enviado um e-book ao participante com o conteúdo que será abordado no workshop, assim como a sugestão de outros textos que servirão como subsídios para as discussões.

2. Workshop de 8 horas (em um único dia, iniciando as 9h e encerrando ás 18h30, com dois intervalos de 15 minutos para coffee break e intervalo de 1 hora para almoço):

a. O que é Governança Corporativa

b. Estruturas típicas de Governança

c. Governança Corporativa na Prática

d. Resultados com a Governança

e. Ser Conselheiro

f. Análise de Mercado

g. Perfil dos Conselheiros

h. Como encontrar oportunidades

3. Depoimento e debate de 1 hora com um Executivo convidado:

 

a. Convidado para a próxima turma (8/fev/20):

EM DEFINIÇÃO

b. Convidados em turmas anteriores: 

PAULO FOGETTI

É Managing Director Latam na Dura-Line International. Foi CEO da Europe Assistance, do grupo Bradesco, e General Manager na Asea Brown Boveri e na Diveo Telecomunicações, empresa do grupo Ericsson e Intelig. É advisor na Grant Thornton Brasil, na 2CX e na Comdata Group. Engenheiro eletrônico pela FAAP, com pós graduação em Administração e Finanças pela FGV e PDE pela FDC. Participou da Turma 1 do PFC.

CARLOS RONALDO FERREIRA

Vem atuando como Conselheiro da Compara Online (investida do Banco Mundial) desde 2017. Foi CEO na Rodobens, Diretor na Allianz Seguros e no Banco ABN AMRO Real. Graduado em Economia pela UFRJ com especialização na Columbia University. Participou da Turma 2 do PFC.

ANTONIO CAPELLINI

Capelini foi Presidente do Conselho no Peru e Índia. Carreira na Goodyear Tire and Rubber Company por 42 anos, tanto a frente da gestão da área Financeira (Brasil, USA, Colômbia, Venezuela e México) quanto pela Direção Geral na região Andina e Mercosul e localmente em Países como Peru, Colombia, Venezuela e Índia. Bacharel em Administração de Empresas com especialização em Administração de Empresas pela Stanford University e Thunderbird, ambas nos EUA e cursos de atualização profissional em entidades como Center for Creative Leadership, Milikan Corporation e The Mahler Company.

CESAR SUAKI DOS SANTOS

Membro dos Conselhos de Administração da Petrobras Distribuidora S/A, da Odontoprev S/A, da Hubprepaid (Vale Presente) S/A, do Mundo Verde, do Social Bank e Chairman da Ocrim Alimentos. Conselheiro certificado pelo IBGC e Formação de Conselheiros da Fundação Dom Cabral. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP, com mestrado em Administração de Empresas pela FEA/USP.

MARCO GREGORI

Fundador e CEO do Grupo Eduinvest, rede de escolas de ensino médio e fundamental, cuja marca principal é o Colégio Anhembi Morumbi. Engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), possui pós-graduação pela Universidade de Harvard e MBA pela Wharton Business School.

4. Sessão Individual de Mentoria com Wanderlei Passarella - ex CEO, Conselheiro Certificado Independente Experiente pelo IBGC (CCIe) - com duração de 1h, em dia previamente combinado mutuamente, com foco em:

a. Revisão de sua trajetória executiva e suas realizações/contribuições principais.

b. Discussão de seus pontos fortes e fracos para atuação como Conselheiro e como aproveitar/adequar cada um deles.

c. Aprimoramento de seu Programa de Capacitação Profissional, elaborado durante o workshop. Estabeleceremos em conjunto: o que, como, quando e por quem.

d. Cocriação de um draft de um Plano de Marketing pessoal para começar a identificação de oportunidades de atuação como Conselheiro.

5. Pré-requisito: para se inscrever é necessário que esteja atuando em cargo de Diretoria ou ter exercido tal cargo em passado recente. 

6. Inscrições:

a. envie um e-mail para contato@synchron.net.br e entraremos em contato;

b. celular e WhatsApp (21) 9 9707 5177 - Aline Alvissus

 
TURMA 1
REALIZADA
Abr 2018
São Paulo/SP
TURMA 2
REALIZADA
Jul 2018
São Paulo/SP
TURMA 3
REALIZADA
Fev 2019
Rio de Janeiro/RJ
TURMA 4
REALIZADA
Mai 2019
São Paulo/SP
TURMA 5
REALIZADA
Ago 2019
São Paulo/SP
TURMA 6
REALIZADA
Set 2019
São Paulo/SP
TURMA 7
REALIZADA
Nov 2019
São Paulo/SP

Workshops em 2020  >

TURMA 8
Vagas Esgotadas
Fev 2020
São Paulo/SP
TURMA 9
Inscrições
em breve
Abr 2020
São Paulo/SP
 
JORGE_CORDENONSI.jpg

​"O PFC foi realmente uma oportunidade de aprendizado detalhada dos papéis e desafios de um Conselheiro. As discussões foram profundas e, principalmente, a troca de experiências e os exemplos que o Wanderlei apresentou foram ótimos porque esclareceu muito bem como um conselheiro deve atuar. O Paulo conseguiu de uma forma muito prática e objetiva compartilhar a trajetória que ele segue e as mudanças necessárias de carreira para alinhar os objetivos profissionais com um propósito."

IT Director Brazil and LATAM na GRSA|Compass e Advisory Board Member na CIONET. Foi CIO na Europ Assistance Brazil, Vice-President of Information Technology Latin America and Canada na First Data Corporation, CIO South America na General Motors, CIO Mexico and Central America no Wal-Mart, CIO na Sodexo, IT Director na IBM Latin America.  Bacharel, Especialista e Mestre em Análises de Sistema pela PUC, com MBA pela FIA-USP. PhD em Adm de Empresas e Gerenciamneto de TI pela FGV. CIO Academy, Gartner - University of Oxford. Participou da 7ª Turma do PFC.

JORGE LUÍS CORDENONSI

MARIO_BUTTINO.jpg

​"Ocupei em minha carreira profissional cargos como CEO,  Presidente, Vice-Presidente, Managing Director e Gerente Geral em organizações globais e responsável por P&L. Meu foco sempre foi “Execução”, “Fazer Acontecer”, “Atingir e Superar Metas”. A participação no PFC contribuiu muito para entender a atuação do Conselho de Administração/ Consultivo e dos Conselheiros, que não está ligada à execução (“Nose-in and Hands-off”). O conteúdo do programa foi claro e os objetivos atingidos. Me permitirá buscar novas oportunidades de atuação ao meu foco atual em Consultoria. Foi um ótimo dia de trabalho e gostei muito das discussões, interação e troca de experiências com um grupo de profissionais experientes e qualificados."

Presidente & Managing Director América do Sul na Dura Automotive Systems LLC, onde também atuou como Vice-Presidente de Operações na Europa e Presidente no Brasil. Foi Gerente Geral na Inter-loc Indústria e Comércio e Sócio na Steelpast. Bacharel em Tecnologia em Engenharia Mecânica pela FATEC e UMC.  Participou da 7ª Turma do PFC.

MARIO BUTTINO

FLAVIO_PAGANO.jpg

​"Excelente programa, de alto nível e profundidade. Dose certa entre academia e experiência. Grande oportunidade de aprender bastante sobre um tema novo e de grandes oportunidades. Time de participantes de alto nível e com grandes experiências compartilhadas. Palestra final bastante inspiradora."

Diretor na Integra Business Consulting. Foi Diretor de Marketing na Straumann Brasil e na Caio Insduscar e, também, Diretor de Projetos na Geovision Multi Resíduos. Formado em Economia & Marketing e Pós-graduado em Economia pela FGV. MBA pela FGV e pela USP. Participou da 7ª Turma do PFC.

FLÁVIO PAGANO

HORACIO_STEINMANN.jpg

​"Tive a oportunidade de participar do 7º PFC – Programa de Formação de Conselheiros - realizado pela Synchron em parceria com o Celint, tendo como Mestre Wanderlei Passarella e participação de Aline Alvissus. Também teve a fabulosa e elucidativa apresentação do Paulo Fogetti, me inspirando. A curiosidade foi por já ter participado de Conselhos, sempre na direção das empresas onde atuei, e agora sabendo distinguir GESTÃO do ESTRATÉGICO, para aí sim podermos ter a visão de quem é o Governo que também monitora a Gestão."

Diretor na Metasa Indústria Metalurgica. Foi Superintendente da Divisão de Estruturas Industriais, Pontes, Viadutos e Blanks metálicos na Usiminas Mecanica, Diretor na Projecta Grandes Estruturas Ltda e na Fichet S.A. Graduado em Engenharia pela FEI. Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV e em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Participou da 7ª Turma do PFC.

HORACIO STEINMANN

CHRISTINA_CARVALHO_PINTO_.jpg

​"Ao longo dos anos, tenho atuado em conselhos de diferentes organizações: AMCHAM, FGV, WWF, ESPM, CIEE, Smart City Business America e várias outras. Este ano, com meu foco voltado à participação em conselhos de empresas de porte médio, busquei novos conhecimentos através do Certificado pelo PFC – Programa de Formação de Conselheiros, brilhantemente conduzido por Wanderlei Passarella, um dos poucos Conselheiros certificados na categoria “Experiente” pelo IBGC. Foi uma excelente escolha. No Programa - um dia intenso de aprendizado presencial com posterior mentoria individual - Wanderlei Passarella demonstra ao vivo a categoria ímpar que o destaca também em seus livros. Li o PROJETO ÔMEGA – A REINVENÇÃO DA EMPRESA, em que ele é coautor com Paulo Monteiro, e recomendo vivamente, tanto o livro como o PFC."

Presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação. Foi Presidente do Grupo Young & Rubicam e Vice-Chairman para América Latina. Especialista em Marketing e Branding. Eleita duas vezes pela Forbes “A Mulher Mais Influente do Brasil em Marketing e Comunicação”. Participou da 6ª Turma do PFC.

CHRISTINA CARVALHO PINTO

KLEBER_MEIRA.jpg

​"O curso foi ótimo e muito produtivo. Um workshop singular, com clareza de conteúdo e objetivos e, principalmente, com a participação de um grupo multidisciplinar que possibilitou uma rica troca de conhecimentos e experiências.  O Wanderlei conduziu o curso com uma abordagem simples, direta e muito importante para quem planeja atuar com empresas familiares e pequenas/médias empresas. Os exemplos e casos apresentados demonstraram a importância e os benefícios das empresas, independentemente do tamanho, terem um Conselho profissional e atuante."

Presidente no Aeroporto Internacional de Cabo Frio/RJ. Foi Diretor Executivo no Grupo Libra e Vice Presidente na Intelig Telecom. Graduado em Engenharia Civil, MBA em Finanças e MBA em Marketing pela PUC-RJ. Participou do PGA e do Programa para Conselheiros pela Fundação Dom Cabral, assim como da Formação de Conselheiros de Administração pelo IBGC. Participou da 6ª Turma do PFC.

KLEBER MEIRA

VALMIR_SILVA.jpg

​"Quando me inscrevi no curso, não tinha muita certeza do que iria encontrar, dado que todo o assunto é muito novo para mim. Foi um dia inteiro de uma convivência muito prazerosa, junto com Águias. Pessoas de histórias pessoais e profissionais inspiradoras. Ao final do curso, tenho clareza em relação ao papel que posso desempenhar nessa fase da vida, bem como de como podemos ajudar a tantas e tantas empresas e, por consequência, a todos que dependem dessas pequenas e médias empresas, bem como a economia do País, já que essas empresas são responsáveis pela maior parte da geração do PIB. É inspirador pensar que podemos continuar contribuindo, o que só foi possível através dos ensinamentos do PFC. Muito obrigado Passarella e equipe e a todos os colegas da turma."

Diretor Geral de Administração, Logística e Finanças na Kumon América do Sul. Foi CFO na EZ Foods. Graduado em Contabilidade pela PUC-SP, com MBA em Administração pelo Ibmec, Mestrado em Contabilidade Estratégica pela Fecap e Mestrado em Administração pelo Insper. Participou da 6ª Turma do PFC.

JOSÉ VALMIR DA SILVA

​"​Excelente conteúdo, prático e objetivo. Ótima condução, com espaço para comentários de todos sem perder a pontualidade. Grupo muito bom, experiente e de alto nível. Convívio muito prazeroso. Foi um ótimo dia de trabalho, aprendizado, reflexão e convívio social."

Foi Diretor Comercial na OPP Petroquímica, sócio-gerente e co-fundador da Produtora Fonográfica Guanabara Records. Exerceu o cargo de Gerente Geral na ITAP SA Embalagens, Divisão Cromex. Atualmente dirige a sua empresa de importação e venda de resinas termoplásticas e produtos químicos. Graduado e especializado em Química pela UFRJ e foi professor-assistente na mesma Instituição. Participou da 6ª Turma do PFC.

CLAUDIO OLIVEIRA

LIEL_MIRANDA.jpg

​"Como minha experiencia profissional foi sempre em uma multinacional com capital aberto no exterior, o PFC foi uma oportunidade única para entender os desafios e oportunidades de governança nas pequenas e médias empresas, além da possibilidade de mentoria para start-ups. A forma como o conteúdo foi ministrado materializa a oportunidade de contribuição estratégica para as empresas, e também a e norme responsabilidade social do conselheiro, o que tenho certeza permitira a construção de um plano de desenvolvimento focado nas necessidades concretas do mercado brasileiro."

Presidente na Souza Cruz, onde faz carreira há 27 anos, tendo atuado 17 anos fora do Brasil (Montreal/Canadá e Londres/Reino Unido). Graduado em Administração de Negócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou da 5ª Turma do PFC.

LIEL MIRANDA

GASPAR_CARREIRA.jpg

"Há 6 anos atuo como conselheiro e desde então busco meu aprimoramento em diversos cursos e entidades! Raras foram as oportunidades em que experimentei um workshop equilibrado entre experiência, teoria e mentoria, além de abrir novos horizontes na atuação em empresas familiares e já vislumbrando o ecossistema das startups. Saindo do lugar comum de foco exclusivo nas Sociedades de Capital Aberto. Além de uma turma experiente que agregou mais valor ao dia. O PFC me fez repensar a estratégia, background, e os caminhos para minha atuação exclusiva em Conselhos Consultivos, Fiscais e de Administração. Parabéns para a Synchron e Celint pelo belo e produtivo trabalho."

Conselheiro Fiscal na Eletrobras, Vale, Oi, Seta e Sistel. Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC. Business Advisor, Investidor e Mentor em Startups. Foi Diretor Financeiro na Oi por mais de 10 anos. Graduado em Economia pela Universidade Cândido Mendes, pós graduado em Finanças pela PUC-RJ e MBA pela UFRJ. Participou da 5ª Turma do PFC.

GASPAR CARREIRA JUNIOR

WEBER_NIZA_edited.jpg

"O encontro foi excelente, um grupo multi perfil e multi disciplinar que possibilitou uma rica troca de conhecimentos e insights, o Wanderlei conduziu trazendo os conceitos e principalmente sua profunda experiência, atingiu plenamente minhas expectativas e com certeza contribuiu decisivamente no meu desenvolvimento pessoal e profissional."

Diretor Líder da Transformação Humana e Organizacional & Desenvolvimento Responsável na Leroy Merlin Brasil. Graduado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba, pós graduado em Gestão de Negócios pela Faculdade São Francisco e MBA pela FGV. Participou da 5ª Turma do PFC.

WEBER NIZA

MATHEUS_GARCIA.jpg

"A transformação digital é uma realidade e a inovação é o combustível para o crescimento dos negócios. Nesse cenário, é fundamental a ruptura dos modelos de pensamentos e constantemente praticar o aprender, desaprender e reaprender. Com esse propósito em mente, aceitei o convite para participar do PFC, para entender como levar isso aos conselhos e garantir o desdobramento para dentro das organizações. Foi sem dúvida um dos melhores workshops que participei na minha carreira, pois além de entender como funciona a governança, modelos de conselho e o papel de um conselheiro, foi muito enriquecedor o confronto positivo de gerações com suas visões, experiências e vivências.  Essa experiência do PFC me mostrou que na trilha dos negócios, saber o caminho a seguir é fundamental. Porém, a direção e as rotas existentes exigem ampliar horizontes e desbravar novos mundos."

CIO (Chief Information Officer) | Diretor de TI | Inovação | Startups | Transformação de Negócios | Advisor. Atualmente CIO no GJP Hotels & Resorts. Atuou como CIO na Linx e PDG Incorporadora e Construtora. Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e MBA pela FGV. Participou da 5ª Turma do PFC.

MATHEUS HENRIQUE GARCIA

SOLANGE_KLEIN_.jpg

​"Curso muito bem estruturado, com clareza de conteúdo e de objetivos, tendo dinâmica que permite uma excelente troca de experiências entre os participantes. A condução serena e profunda do Wanderlei, bem como do executivo convidado, enriqueceram as discussões com vários exemplos práticos de suas carreiras profissionais, remetendo todos à reflexão do quanto a Governança das Empresas, contando com um Conselho bem estruturado e equilibrado, pode obter de resultados expressivos e sustentáveis ao longo do tempo. Saímos de lá com a forte convicção de que Conselheiros possuem uma enorme responsabilidade em sua formação e na aplicação de seus melhores saberes e experiências, e que, ao se disporem a construir negócios éticos e rentáveis, tem a oportunidade de participar do movimento “Ômega”, de aumento do conhecimento coletivo nas organizações, propiciando maior geração de valor e transformando a realidade do mundo dos negócios em direção a patamares cada vez mais elevados das relações como um todo. Gostei muito de ter estado neste treinamento e de ter desenvolvido um novo olhar sobre possíveis novos caminhos de minha atuação profissional."

Diretora Executiva da T2DE – Transition to Digital Engineering e Diretora Geral da Argumentare. Foi Gerente Geral de Tecnologia na Petrobras, onde fez carreira por 30 anos. Graduada em Engenharia Química pela UERJ, MBA pelo Ibmec e especializações pela Northwestern University - Kellogg e COPPEAD UFRJ. Participou da 5ª Turma do PFC.

SOLANGE KLEIN

TADEU_NARDOCCI.jpg

"Em Maio/19 participei do workshop para Formação de Conselheiros promovido pela Synchron.  Foi um dia muito rico de informações e troca de experiências, com uma abordagem simples e inovadora, mas muito importante para quem planeja atuar em conselhos. Parabéns pela excelência do encontro."

Presidente da Novelis South América e CMO (Chief Manufacturing Officer) da Novelis Global. Engenheiro Matalurgista pela Escola Politécnica da USP e pós graduado pela Fundação Dom Cabral. Participou da 4ª Turma do PFC.

TADEU NARDOCCI

TATIANA_MELAMED.jpg

"O Workshop do PFC me abriu para novos horizontes de carreira. Eu não conseguia imaginar, antes do Workshop, que poderia conciliar a carreira de Executiva com 1 ou 2 Conselhos Consultivos. Isso ficou muito claro, além de me mostrar um lado prático que facilitou muito o meu entendimento do tipo de decisões que são tomadas em um Conselho, assim como os riscos que estão atrelados a tais decisões. O livro também é bastante transdisciplinar e esclarecedor."

Foi Diretora Administrativa e RH da Glaxo Smith Kline no Brasil e na América Latina, tendo passado pela Arthur Andersen e KPMG. É Bacharel em Direito e MBA pela FGV.​ Participou da 4ª Turma do PFC.

TATIANA MELAMED

JORGE_ALBERTO.jpg

"Há muito tempo tinha vontade de prospectar esse mercado e conhecer suas reais perspectivas e riscos, mas tinha dificuldades em encontrar onde obter as informações mais adequadas. Descobri o PFC e o resultado superou em muito minhas expectativas, com didática clara e pragmática, conteúdo programático objetivo, encorajador quanto as oportunidades e excelente formação dos demais executivos que participaram do Workshop, Turma IV."

Foi Diretor Administrativo da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Diretor de Infraestrutura e Supply Chain do Hospital das Clínicas de São Paulo. Engenheiro Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.​ Participou da 4ª Turma do PFC.

JORGE ALBERTO FERNANDES

FERNANDO_GOES.jpg

"O PFC é excelente oportunidade de aprender e discutir, em um grupo seleto e experiente, as vantagens do moderno sistema de governança com Executivos, Conselho de Administração e Conselhos Consultivos. A tradução ao português de “member of the board” como “Conselheiro” induz um entendimento errado sobre as reais responsabilidades e atitudes de um verdadeiro "membro da Mesa Diretora", tão responsável pela administração da companhia quanto seus executivos. O PFC reforça o correto entendimento deste tema e promove a sua discussão vis-a-vis cases atuais de grandes corporações (ex. Petrobras e Vale)."

Executivo com mais de 20 anos de experiência na liderança do ciclo completo de grandes investimentos, desde o desenvolvimento de mercado e projetos greenfield até a operação de negócios maduros, incluindo também M&A, com grande conhecimento no setor de serviços, especialmente utilities e transporte público. Atuou como CEO, CFO e Conselheiro de SPEs e teve vivência profissional internacional em diferentes culturas (América Latina, Europa e Estados Unidos). Trabalhou com grupos empresariais de porte como CCR, Odebrecht e Suez (francesa).​ Participou da 3ª Turma do PFC.

FERNANDO DE GOES

"Um curso com um excelente programa, um apresentador com sólidos conhecimentos e extensa experiência prática para compartilhar conosco e participantes do mais elevado nível, não poderia ser menos do que ótimo. E assim foi. Dez. A nota é dez."

Foi diretor financeiro de empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é professor convidado da FGV, autor de diversos livros de finanças e contabilidade empresarial e sócio da Cash Flow Solutions.​​ Formado em Engenharia Civil pela PUC-RJ, cursou Administração de Empresas  na antiga Universidade do Estado da Guanabara e pós-graduou-se em Administração Industrial na Universidade da Holanda. Como engenheiro civil fez estágios de especialização profissional na Société Sateco, em Paris, e no Conder Group, em Winchester, na Inglaterra. É mestre em Finanças e Economia Empresarial pela FGV. Participou da 3ª Turma do PFC.

CARLOS ALEXANDRE SÁ

FABIO_ZACHARIAS.jpg

"Tive a oportunidade de participar da 3ª turma do Programa de Formação de Conselheiros, conduzido pelo Wanderlei Passarella, que é um profissional excepcional com ampla experiência executiva e como consultor de empresas e membro de conselhos. O workshop foi de altíssimo nível, pela qualidade da turma e pelas discussões de casos práticos que tivemos. Importante reflexão sobre a dinâmica dos conselhos de administração e, principalmente, dos conselhos consultivos, fundamentais para o sucesso e longevidade das pequenas e médias empresas no Brasil."

Foi Diretor e Superintendente de grandes empresas, como a Vivo, a RV Tecnologia e a Embratel. É membro permanente do Engage, da GLG e da Alpha Sights. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Úrsula, com MBA Executivo pelo IBMEC.​ Participou da 3ª Turma do PFC.

FÁBIO ZACHARIAS

ANTONIO_CAPELLINI.jpg

​​"Participar do Workshop “Programa de Formação de Conselheiros” da Synchron, ministrado pelo Wanderlei Passarella, foi uma excelente oportunidade para atualizar-me com o Tema de Conselheiro na situação do mercado de negócios no Brasil de hoje. Importantíssimo para mim, que estou regressando ao Brasil depois de 30 anos atuando fora do Pais. Wanderlei conduziu com muita habilidade, conhecimento e profissionalismo o workshop… compartindo a experiência vivida durante todos estes anos nos vários Conselhos que ele participa ativamente. Muito oportuna também a leitura prévia do e-book enviado e livro “A Reinvenção da Empresa - Projeto Omega” de sua autoria. O Grupo atendendo o Workshop foi de altíssimo nível, composto de CEO's, Diretores de Empresas e Conselheiros já atuando no mercado. Todos muito comprometidos com o aprendizado, com alto nível de participação durante todo o dia. Sessões de Mentoria pessoal com Wanderlei - já incluída no programa - complementam a experiência do workshop, incluindo planos individuais concretos em direção a objetivos traçados. Parabéns e muito obrigado Wanderlei."

Carreira na Goodyear Tire and Rubber Company por 42 anos, tanto a frente da gestão da área Financeira (Brasil, USA, Colômbia, Venezuela e México) quanto pela Direção Geral na região Andina e Mercosul e localmente em Países como Peru, Colombia, Venezuela e Índia. Presidente do Conselho no Peru e Índia. Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana (Brasil), com especialização em Administração na Stanford University e Thunderbird nos USA. Participou da 2ª Turma do PFC.

ANTONIO CAPELLINI

CARLOS_RONALDO_FERREIRA.jpg

"Participei da turma do PFC 2 em julho/2018 e fiquei muito satisfeito com a proposta / entrega do curso. A turma com oito participantes permitiu uma troca de ideias e experiência efetiva entre todos nós e o próprio Wanderlei. Além disso, o conteúdo bem prático e com foco nas empresas familiares tem um caráter complementar ao que vivenciei recentemente no curso para Conselheiros do IBGC. Ótima experiência, com muitos exemplos de quem tem uma ampla bagagem como Conselheiro em empresas familiares ao longo dos últimos anos."

Vem atuando como Conselheiro da Compara Online (investida do Banco Mundial) desde 2017. Foi CEO na Rodobens, Diretor na Allianz Seguros e no Banco ABN AMRO Real. Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC. Graduado em Economia pela UFRJ com especialização na Columbia University. Participou da 2ª Turma do PFC.

CARLOS RONALDO FERREIRA

RICARDO_BARRA.jpg

"Participei do primeiro grupo do PFC e foi um experiência muito gratificante e significativa, pois foi possível adentrar nos conceitos de governança em um ambiente muito qualificado, onde participavam executivos com grande bagagem e de vários segmentos de mercado e palestrantes altamente capacitados."

Executivo com mais de 30 anos de experiencia na gestão de projetos de infraestrutura, com atuação em grandes empresas de engenharia e projetos de alta complexidade com grande visibilidade nacional. Primeiro Diretor Presidente da Minas Arena gestora do Mineirão. Foi Diretor de Operações e Engenharia da Concer gestora da BR 040 por 17 anos. Atual Diretor Executivo da Franchetti & Merola Engenharia, empresa italiana no setor de engenharia consultiva com vários contratos no Brasil Desenvolvedor de mercados prestando consultoria no desenvolvimento de novos negócios. Participou da 1ª Turma do PFC.

RICARDO BARRA

FOTOS