top of page

A Importância da Liderança Integral

Atualizado: 8 de mai. de 2020

Por Wanderlei Passarella - Diretor Executivo na Synchron & Celint

SYNCHRON | A Imortância da Liderança Integral

Conversa com Renato Chaves – CEO do Grupo Lachmann

A Synchron entrevistou Renato Ferreira Chaves, participante do último curso que realizamos sobre o tema, que assumiu recentemente a Presidência do Grupo Lachmann, conglomerado de empresas na área de armazenagem e agenciamento marítimo, com sede no Rio de Janeiro.

Renato fez engenharia pela FAAP e MBA pelo Coppead. Foi Diretor industrial da Valesul Alumínio e da BHP Billiton.

1. Como você avalia os conceitos da Liderança Integral (LI)?

A LI reúne conceitos básicos da vida humana, conhecidos e divulgados por filósofos já há mais de 2.500 anos. Diferente da liderança tradicional onde a razão é a base para as decisões, a LI lança mão dos vários outros sentidos do ser humano que são a intuição, o sentimento, a sensação, o pensamento, além da razão. Desta forma o resultado daquilo que se quer obter aparece de forma natural em função da harmonia proporcionada pelo conjunto de sentidos que foram utilizados. Então, a LI lança mão do ser humano de forma completa e não fragmentada. Isso proporciona resultados incríveis já que o grupo de pessoas buscando suas metas tem a oportunidade de criar fazendo diferente o que parecia ser impossível. A LI tem esta consequência, pois as pessoas vivendo sob esta atmosfera expõem o que tem de melhor por se sentirem motivadas e confiantes. É como se o botão mágico de cada um fosse apertado e de lá saísse a pura essência, livre dos sentimentos negativos que interferem na construção do que se quer fazer.

2. Você acredita que eles trazem maior impacto para a autoliderança ou para a liderança de negócios? Por quê?

Acredito que a influência maior é na autoliderança, pois sobre a influência da LI o despertar de cada um acontece na forma de autoconhecimento e autoconfiança. Estas duas variáveis são as indutoras da autoliderança.

3. Quais são os pontos que podem fazer a diferença para quem os adota?

Entre outros posso citar os seguintes pontos:

  • Comprometimento das pessoas;

  • Ambiente de harmonia e respeito;

  • Atingimento de metas e resultados de forma consistente;

  • Ambiente de Inovação;

  • Dar um significado de agente de desenvolvimento na micro sociedade onde a empresa está inserida.

4. Você pretende aplicar a Liderança Integral na nova empresa em que assumiu como Presidente?

Na verdade minha natureza pessoal age de acordo com estes conceitos. Então, é muito gratificante ter o “poder” de ter influência nas regras do jogo. A satisfação de quem usa os conceitos da LI, normalmente é amplificada quando ele verifica que os resultados das metas determinadas foram atingidos pelo grupo das pessoas envolvidas no processo, e não “por ele” o líder somente.

5. O que você sugere para quem ainda não conhece e tem dúvidas sobre a utilização prática?

Todos nós seres humanos somos capazes de em conhecendo estes conceitos, utilizá-los na prática. Mas é necessário ter a consciência de que tudo que precisa ser mudado/flexibilizado está dentro de si mesmo e de mais ninguém. Somos nós os responsáveis pelos nossos erros e acertos. O primeiro passo então é se autoconhecer. Este autoconhecimento leva ao entendimento de que somos passíveis de erros, de que somos ignorantes sobre diversos assuntos, de que temos inseguranças e medos. A partir desta consciência passamos a respeitar as pessoas, como seres únicos que são, com suas qualidades e dificuldades. A energia que é gerada em um ambiente onde as pessoas se respeitam é muito positiva e de grande harmonia, propiciando então a fácil utilização dos conceitos da LI.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page